terça-feira, 30 de novembro de 2010

A História de Telejornais - Jornal da Band

O Jornal da Band, que até 1997 era chamado Jornal Bandeirantes, está no ar desde a fundação da emissora, em 1967, sempre variando de horário entre às 18h e às 21h.
Durante a década de 1970, sofria constantemente com a censura do regime militar. Entre os apresentadores daquela época estiveram nomes como José Paulo de Andrade, Vicente Leporace e Salomão Esper - todos vindos da Rádio Bandeirantes.
Na década de 1980, o jornal ganha alcance nacional. Entre os apresentadores de então estiveram Joelmir Beting, Belisa Ribeiro, Ferreira Martins, Ronaldo Rosas e Marília Gabriela, que apresentava o jornal paralelamente aos seus talk-shows, como o Cara a Cara.
Marília Gabriela e Ferreira Martins apresentam o Jornal Bandeirantes até 1991, quando são substituídos por Chico Pinheiro, que permanece até 1995. Em seu lugar entra Carla Vilhena, titular do JB entre 1995 e 1997.
Paulo Henrique Amorim deixa o cargo de correspondente da Rede Globo nos Estados Unidos para assumir o agora Jornal da Band em março de 1997. Editor-chefe do jornal, exigia que este começasse rigorosamente às 20h (o que não acontecia antes) e tinha uma redação paralela. Num tom extremamente opinativo e independente, PHA se desentendeu com vários políticos, inclusive com o atual presidente Lula, questionando-o sobre bens não declarados ao Imposto de Renda. No início de 1999, o jornalista se desentendeu com a Bandeirantes, sendo substituído por Marcos Hummel e Geraldo Canali, os antigos reservas de PHA.
Marcos Hummel ganha a companhia de Janine Borba, depois substituída por Letícia Levy, permanecendo lá até 2004, quando Carlos Nascimento sai da Rede Globo e passa a apresentar o Jornal da Band, que contava com os comentários de dois ex-globais: Ricardo Boechat e Joelmir Beting. A moça do tempo passa a ser Mariana Ferrão, que vinha da Rede 21. Com a transferência de Nascimento para o SBT, Ricardo Boechat, que cobria as faltas de Nascimento, torna-se o titular do telejornal a partir de março de 2006, passando a co-ancorar o telejornal com a ex-moça do tempo Mariana Ferrão.
Mariana Ferrão apresentou o Jornal da Band pela última vez no dia 28 de março de 2008, devido a saída da jornalista para a Rede Globo.
No dia 31 de Março de 2008, Ticiana Villas-Bôas entra para o "time" de apresentadores titulares do jornal, substituindo Mariana Ferrão.
O telejornal alcança o 4º lugar no ranking de audiência dos principais telejornais das emissoras, perdendo apenas para o "Jornal Nacional", o "Jornal da Record" e a novela "Corações Feridos"
No dia 24 de maio de 2010, o telejornal apresenta um novo estúdio, uma nova vinheta de abertura e também uma nova imagem de exibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário