Audiência baixa do “SBT Brasil” aponta para mudanças no jornal
A situação do jornalismo do SBT é tratada de maneira muito discreta nas conversas informais que acontecem nos bastidores da Anhanguera porque ninguém quer se comprometer ao manifestar sua opinião sobre o que acontece por lá. São muitos os que deixam escapar uma certa preocupação com os resultados do principal telejornal da emissora, o “SBT Brasil”, comandado por Carlos Nascimento e Karin Bravo. Com médias entre 3 e 5 pontos, o jornal tem perdido com frequência para a Band e não são raras as vezes em que fica próximo da Rede TV.
O “SBT Brasil” é um jornal bem editado, que procura diferenciais e recorre a uma linguagem mais solta para atrair o telespectador. É um produto moderno, não há como negar, mas que precisa de alguns ajustes para se aproximar do público do SBT. Mais conversados, com quadros mais populares e com mais comentaristas, o “Jornal do SBT Manhã” e o “Jornal do SBT Noite” apresentam situações mais tranquilas. O primeiro garante a liderança na faixa entre 06h e 07h e a edição noturna não fica muito longe da Record. Nesta quarta-feira, o “Jornal do SBT Manhã” marcou 4 de média (30% de share) e garantiu a liderança. , “SBT Brasil” marcou 4 de média (6% de share) e o “Jornal do SBT Noite” fechou em terceiro lugar com 11% do público da faixa. Nos bastidores são muitos os que defendem a mudança de horário e a exibição do “SBT Brasil” um pouco mais tarde, deixando para outros programas a missão de alavancar a audiência do prime-time. O fato é que o SBT não abrirá mão de seu jornalismo e continuará com investimentos no gênero, mas cobrará em breve uma reação.