sábado, 6 de agosto de 2011

Artigo de Opinião - Nova Fase do Jornal da Gazeta

TV Gazeta aposta em talento regional para rejuvenescer bancada
O telejornalismo brasileiro passou por várias fases. A tradicional, que comportava um casal de âncoras na bancada. Depois, opiniões e comentários começaram a ser bem vindos. Recentemente, a informalidade e o deslocamento dos apresentadores pelos estúdios - deixando a bancada um pouco de lado - passaram a ser constantes, além da inserção de mais opinião e prestação de serviço, algo próximo do que é feito pelos telejornais regionais. 
Outro traço relevante na trajetória do telejornalismo nacional está relacionado à velha discussão do sotaque dos apresentadores. Velha, porque o que antes era visto como um esforço de fonoaudiólogos em igualar as pronúncias parece estar se tornando um toque a mais: a valorização da riqueza cultural brasileira.
Prova disso, está em dois importantes telejornais que recentemente contrataram apresentadoras regionais. O primeiro foi o SBT Brasil, que trouxe da Paraíba a jornalista Rachel Sheherazade. A nova contratada apresenta o principal telejornal da emissora junto com o jornalista Joseval Peixoto. Rachel foi convidada diretamente por Silvio Santos após um comentário polêmico que fez no telejornal local e que chamou a atenção do empresário. Outro caso foi a chegada da jornalista mineira Stella Gontijo para apresentar, junto com Gabriel Cruz, a nova fase do Jornal da Gazeta. Nos dois casos, as apresentadoras não foram contratadas necessariamente pela questão regional, mas conseguem dar ritmo e dinamismo às escaladas com estilo próprio. 
Bastidores do Jornalismo acompanhou os bastidores do Jornal da Gazeta em sua nova fase, falou com Stella Gontijo para entender a perspectiva da apresentadora que aprendeu no jornalismo regional e chegou até a bancada nacional.


O Jornal da Gazeta estreou um novo formato no dia 1º de agosto, agora com quatro pilares: esporte, comentário, entrevista e previsão do tempo. Dácio Nitrini, diretor de jornalismo da TV Gazeta, aponta que as alterações no principal noticiário da emissora faz parte de mudanças que começaram com a entrada da casa no mundo digital. "Nós percebemos que tínhamos que mudar quando fomos confrontados com essa realidade tecnológica. Mas tomamos o cuidado de não ferir nenhum de nossos princípios deixados do legado de Casper Líbero". O jornal também ganhou novos comentaristas como os jornalistas Bob Fernandes e Cesar Giobbi.
 Stella Gontijo já passou por emissoras como a TV Tem no interior de São Paulo, atuando em várias cidades da região. Trabalhou na Record Ribeirão Preto, Band Minas Gerais e com pretensões de voltar a São Paulo, chegou até a Band Campinas. Dali foi escolhida para ser a nova âncora do Jornal da Gazeta, papel que foi ocupado por mais de dez anos pela jornalista Maria Lidia. "Olha, é claro que na estreia teve um frio na barriga, mas eu fui treinada para essa estreia, não fui jogada no olho do furacão. Passamos duas semanas gravando pilotos e nos preparando". Gabriel Cruz, apresentador que divide a bancada com Stela comenta que aprendeu bastante com a transição. Inclusive, conduzindo por muitos dias o jornal sozinho. "Eu acredito que todo esse processo me ajudou bastante para a nova fase".
Auxílio:Portal Imprensa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário